A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos psíquicos. O objeto da psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais e da relação entre os dois. Assim, a Psicologia estuda todos os atos e reações observáveis e também sentimentos, emoções, atitudes, pensamentos, representações mentais, fantasias, perceções, isto é, os processos mentais que não podem ser observados diretamente.

Cabe também à Psicologia estudar questões ligadas à personalidade, à aprendizagem, à motivação, à memória, à inteligência, ao funcionamento do sistema nervoso, e também à comunicação interpessoal, ao desenvolvimento, ao comportamento sexual, à agressividade, ao comportamento em grupo e a processos psicoterapêuticos, entre outros.

Em termos genéricos, um psicólogo possui uma combinação única de métodos científicos, em conjunto com competências e experiência de trabalho com pessoas que que apresentam problemas na vida real. Os psicólogos estudam a ciência do comportamento humano e aplicam este conhecimento no seu contexto profissional.

Os contextos de trabalho dos psicólogo são bastante diversificados, podendo encontrar-se estes profissionais em escolas, centros de saúde, hospitais, clínicas, empresas, equipas desportivas, autarquias, prisões, centros de atendimento a toxicodependentes, centros de formação, centros sociais, investigação, entre muitos outros.

De uma forma resumida, a sua ação técnica organiza-se em três grandes eixos: a Prevenção, a Promoção e a Remediação. Como se subentende, a Prevenção tem por objectivo prevenir o desenvolvimento de problemas, enquanto que a Remediação ocorre precisamente após se manifestarem as problemáticas. Por sua vez, a vertente de intervenção de Promoção visa capacitar os indivíduos, casais, famílias, grupos e comunidades de forma a que estes adquiram competências específicas, lidem melhor com situações de vida e alcancem um maior bem-estar.
O principal foco da Psicologia encontra-se no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal (etologia) para fins de pesquisa e correlação, na área da Psicologia comparada, também desempenha um papel importante.

Outra da vertentes a explorar na Psicologia – e aí dirigida aos estudantes, é a orientação vocacional a jovens que precisam de escolher a área a seguir no 9° ano ou por que curso superior/área profissional optar após o 12º ano.

As sessões de Psicologia da Elos de Ternura (dirigidas a todas as idades) são ministradas pela Drª Márcia Vasques, licenciada em Psicologia em 2000, com Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica (2007).
Associada da Ordem dos Psicólogos Portugueses: cédula profissional nº 6476.
Trabalhou durante 13 anos numa Instituição Particular de Solidariedade Social e colabora com a Elos de Ternura desde a fundação da empresa.

Para esclarecimento de qualquer dúvida relativa a este serviço, recorra por favor ao formulário ao lado. Respondemos com brevidade.

3 + 1 =

error: Conteúdo protegido!